Ligue-se à Natureza no Algarve

Ligue-se à Natureza no Algarve
17-Jan-2017

A Natureza Algarvia merece sem dúvida uma atenção especial! Desde a práctica da observação de pássaros até uma visita ao centro de protecção do Puma Ibérico, o Algarve oferece uma grande riqueza e diversidade na sua fauna e flora.

 

Vegetação Algarvia

 A tão característica vegetação da orla mediterrânea está quase extinta, encontrando-se os últimos vestígios precisamente na região do Algarve. Essa vegetação é designada por Oleo-Ceratonion, devido ao nome das duas árvores mais características que a constituem: o Zambujeiro ou Oliveira brava (Olea europaea) e a Alfarrobeira (Ceratonia siliqua).

A Floresta Algarvia localiza-se principalmente na Serra, na área correspondente ao complexo xisto-grauváquico do Carbónico (296.860 ha) e à mancha dos sienitos de Monchique (6.684 ha). O litoral Algarvio divide-se fisiograficamente em duas regiões distintas: a oriental, o Sotavento constituído por uma praia arenosa que se estende da Quarteira a Vila Real de Santo António, e a ocidental, o Barlavento, falésia rochosa, que vai da Quarteira até ao Cabo de S. Vicente..


Últimos Posts


10 Sítios a visitar em Albufeira


Dicas para conhecer e saborear o Algarve


Verão no Algarve: Julho em festa


Onde beber os melhores cocktails no Algarve


Wine Tasting @ Aqua Pedra dos Bicos

Subscrever Newsletter